sábado, 25 de agosto de 2012

Quando o leão ruge, quem não fica com medo?


Blog de leiabiblia : TODOS OS LIVROS DA BÍBLIA e ..., Salmos 121:1-

Tradução na Linguagem de Hoje

Amós  3.

1 Povo de Israel, escute o que o SENHOR Deus disse a respeito de vocês, o povo que ele tirou do Egito:
2 - No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram.
3 Por acaso, duas pessoas viajam juntas, sem terem combinado antes?
4 Será que o leão ruge na floresta, sem ter achado algum animal para caçar? Será que o leão novo fica rosnando na caverna, se não tiver pegado nada?
5 Será que um passarinho cai numa armadilha que não estava armada? Será que uma armadilha se desarma sem ter pegado algum animal?
6 Quando tocam a corneta de alarme, será que o povo não fica com medo? Por acaso, cai alguma desgraça sobre uma cidade, sem que o SENHOR Deus a tenha feito acontecer?
7 Por acaso, o SENHOR Deus faz alguma coisa sem revelar aos seus servos, os profetas?

8 Quando o leão ruge, quem não fica com medo? Quando o SENHOR Deus fala, quem não anuncia a sua mensagem?
 SamariaSamaria
9 Anunciem nos palácios de Asdode e do Egito o seguinte: "Reúnam-se nos montes que ficam ao redor de Samaria e vejam a desordem que existe na cidade e os crimes que são cometidos."
10 O SENHOR Deus diz: - O povo de Samaria não sabe fazer nada com honestidade, e os seus palácios estão cheios de coisas roubadas com violência.
11 Por isso, os inimigos cercarão o seu país, destruirão as suas fortalezas e levarão embora tudo o que está nos palácios.
12 O SENHOR Deus diz: - Quando um leão pega uma ovelha, às vezes o pastor somente consegue salvar duas pernas ou uma orelha. Assim também serão salvos somente alguns moradores de Samaria, que agora descansam em camas de luxo.
13 Escutem o que eu digo e acusem o meu povo, os descendentes de Jacó - diz Deus, o SENHOR Todo-Poderoso.
14 - Quando eu castigar o povo de Israel por causa dos seus pecados, destruirei os altares de Betel. As quatro pontas de todos os altares serão quebradas e cairão no chão.
15 Destruirei as casas de inverno e as de verão; as casas luxuosas, as casas enfeitadas de marfim, todas elas serão destruídas. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.





50 passagens com NOÉ
 

Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)


Gênesis 5:29 e disse: - O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé.
Gênesis 5:32 Depois que completou quinhentos anos de idade, Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Gênesis 6:8 Mas o SENHOR Deus aprovava o que Noé fazia.
Gênesis 6:9 Esta é a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus.
Gênesis 6:10 Esta é a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus.
Gênesis 6:13 Deus disse a Noé: - Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência.
Gênesis 6:22 E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.
Gênesis 7:1 Depois o SENHOR Deus disse a Noé: - Entre na barca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo.
Gênesis 7:5 E Noé fez tudo conforme o que o SENHOR Deus havia mandado.
Gênesis 7:6 Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio cobriram a terra.
Gênesis 7:9 entraram com Noé na barca de dois em dois, macho e fêmea, como Deus havia mandado.
Gênesis 7:11 Nesse tempo Noé tinha seiscentos anos. No dia dezessete do segundo mês, se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram abertas as janelas do céu,
Gênesis 7:13 Nesse mesmo dia Noé e a sua mulher entraram na barca junto com os seus filhos Sem, Cam e Jafé e as suas mulheres.
Gênesis 7:15 Todos os animais entraram com Noé na barca, de dois em dois.
Gênesis 7:16 Entraram machos e fêmeas de cada espécie, de acordo com o que Deus havia mandado Noé fazer. Aí o SENHOR fechou a porta da barca.
Gênesis 7:23 Somente Noé e os que estavam com ele na barca ficaram vivos. O resto foi destruído, isto é, os seres humanos, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão e as aves.
Gênesis 8:1 Então Deus lembrou de Noé e de todos os animais que estavam com ele na barca. Deus fez com que um vento soprasse sobre a terra, e a água começou a baixar.
Gênesis 8:6 No fim de quarenta dias, Noé abriu a janela que havia feito na barca
Gênesis 8:8 Depois Noé soltou uma pomba a fim de ver se a terra já estava seca;
Gênesis 8:9 mas a pomba não achou lugar para pousar porque a terra ainda estava toda coberta de água. Aí Noé estendeu a mão, pegou a pomba e a pôs dentro da barca.
Gênesis 8:10 Noé esperou mais sete dias e soltou a pomba de novo.
Gênesis 8:11 Ela voltou à tardinha, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé ficou sabendo que a água havia baixado.
Gênesis 8:13 Quando Noé tinha seiscentos e um anos, as águas que estavam sobre a terra secaram. No dia primeiro do primeiro mês, Noé tirou a cobertura da barca e viu que a terra estava secando.
Gênesis 8:15 Aí Deus disse a Noé:
Gênesis 8:18 Assim Noé e a sua mulher saíram da barca, junto com os seus filhos e as suas noras.
Gênesis 8:20 Noé construiu um altar para oferecer sacrifícios a Deus, o SENHOR. Ele pegou aves e animais puros, um de cada espécie, e os queimou como sacrifício no altar.
Gênesis 9:1 Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo o seguinte: - Tenham muitos filhos, e que os seus descendentes se espalhem por toda a terra.
Gênesis 9:8 Deus também disse a Noé e aos seus filhos:
Gênesis 9:18 Os filhos de Noé, que saíram da barca com ele, foram Sem, Cam e Jafé (Cam foi o pai de Canaã.).
Gênesis 9:19 Esses três foram os filhos de Noé, e os descendentes deles se espalharam pelo mundo inteiro.
Gênesis 9:20 Noé era agricultor; ele foi a primeira pessoa que fez uma plantação de uvas.
Gênesis 9:21 Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca.
Gênesis 9:24 Quando Noé acordou depois da bebedeira, soube do que Cam, o filho mais moço, havia feito.
Gênesis 9:25Noé disse o seguinte: "Maldito seja Canaã! Ele será escravo dos seus irmãos, um escravo miserável."
Gênesis 9:26 E Noé disse mais: "Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem, e que Canaã seja seu escravo.
Gênesis 9:28 Depois do dilúvio Noé viveu mais trezentos e cinqüenta anos
Gênesis 10:1 São estes os descendentes de Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé. Aos três nasceram filhos depois do dilúvio.
Gênesis 10:32 São essas as famílias dos filhos de Noé, nação por nação, de acordo com as várias linhas de descendentes. Depois do dilúvio todas as nações da terra descenderam de Noé.


I Crônicas 1:4 e Lameque foi pai de Noé. Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé.


Isaías 54:9 O SENHOR Deus diz: "No tempo do dilúvio, eu jurei a Noé que nunca mais as águas cobririam a terra; assim eu juro agora que nunca mais ficarei irado com você, que jamais a castigarei de novo.


Ezequiel 14:14 Mesmo que Noé, Danel e Jó estivessem vivendo ali, a honestidade desses três homens salvaria apenas a vida deles. Eu, o SENHOR Deus, falei.
Ezequiel 14:20 mesmo que Noé, Danel e Jó estivessem vivendo ali - juro pela minha vida, diz o SENHOR Deus - eles não seriam capazes de salvar nem os seus próprios filhos. A honestidade deles salvaria apenas a sua própria vida.


Mateus 24:37 A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé.
Mateus 24:38 Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca.


Lucas 3:36 filho de Cainã, filho de Arpaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque,
Lucas 17:26 Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem.
Lucas 17:27 Todos comiam e bebiam, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Depois veio o dilúvio e matou todos.


Hebreus 11:7 Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.


I Pedro 3:20 Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água.


II Pedro 2:5 Deus não deixou escapar o mundo antigo, mas trouxe o dilúvio sobre o mundo dos que não queriam saber de Deus. A única pessoa que ele salvou foi Noé, que anunciou que todos deviam obedecer a Deus. E Deus também salvou mais outras sete pessoas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário