quarta-feira, 22 de agosto de 2012

animais


Salmos

80.13   O javali da selva a devasta, e as feras do campo a devoram.

Salmos

80.13   Os porcos do mato a pisam e a destroem, e os animais ferozes a devoram.


coelhos selvagens


Linguagem de Hoje

Levítico

11.4-6   Mas não poderão comer camelos, coelhos selvagens ou lebres, pois esses animais ruminam, mas não têm casco dividido. Para vocês esses animais são impuros.


Deuteronômio

14.7   Mas nenhum animal deve ser comido, a não ser que tenha o casco dividido e que rumine. Portanto, não comam camelos, lebres ou coelhos selvagens, pois ruminam, mas não têm o casco dividido. Para vocês esses animais são impuros.

 Coelhos Selvagens.


Salmos

104.18   Os cabritos selvagens vivem no alto das montanhas, e as lebres se escondem nos rochedos.



http://www.watchtower.org/t/20090801a/diagram_01.htm

....................

 Leão carrega sua presa e chacais tentam roubar


         

Jeremias 14:

E as próprias zebras ficaram paradas sobre os morros calvos; fungaram o vento como os chacais; seus olhos falharam por não haver vegetação.

Jer 14.6

 Zebra da Montanha




 
cabra selvagem






Linguagem de Hoje

Gênesis

1.24   Então Deus disse: — Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E assim aconteceu.

1.25   Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom.

1.26   Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

1.30   Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu.

2.19   Depois que o SENHOR Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles. E eles ficaram com o nome que o homem lhes deu.

2.20   Ele pôs nomes nas aves e em todos os animais domésticos e selvagens. Mas para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade.

7.14   Com eles entraram animais de todas as espécies: os domésticos e os selvagens, os que se arrastam pelo chão e as aves.

7.21   Morreram todos os seres vivos que havia na terra, isto é, as aves, os animais domésticos, os animais selvagens, os animais que se arrastam pelo chão e os seres humanos.

7.23   Somente Noé e os que estavam com ele na barca ficaram vivos. O resto foi destruído, isto é, os seres humanos, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão e as aves.

8.17   Faça sair também todos os animais que estão com você, isto é, as aves, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão. Que eles se espalhem por toda parte e tenham muitas crias para encherem a terra.

9.2   Todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês. Todos eles serão dominados por vocês.

9.10   e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês, isto é, as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, sim, todos os animais do mundo.
 

44.28   Um deles já me deixou; eu nunca mais o vi. Deve ter sido despedaçado por animais selvagens.


Êxodo

22.13   Se o animal tiver sido morto por animais selvagens, o outro terá de trazer como prova o que sobrou e não pagará nada pelo animal morto.

22.31   — Vocês são um povo separado para mim; por isso não comam a carne de animais que tenham sido mortos por animais selvagens; dêem essa carne aos cães.

23.11   Porém no sétimo ano deixe que a terra descanse e não colha nada que crescer nela. Mas os pobres poderão comer o que crescer ali, e os animais selvagens comerão o que sobrar. Faça isso também com as suas plantações de uvas e de azeitonas.

23.29   Não os expulsarei num ano só; se eu fizesse isso, a terra ficaria deserta, e os animais selvagens se tornariam numerosos demais, prejudicando vocês.


Levítico

7.24   A gordura de um animal que tiver morte natural ou que for morto por animais selvagens não poderá ser comida, mas poderá ser usada para outros fins.

11.4-6   Mas não poderão comer camelos, coelhos selvagens ou lebres, pois esses animais ruminam, mas não têm casco dividido. Para vocês esses animais são impuros.

22.8   Ele não poderá comer um animal que tenha tido morte natural ou que tenha sido morto por animais selvagens. Se ele comer, ficará impuro. Eu sou o SENHOR.

25.7   e também os animais domésticos e os animais selvagens. Tudo o que a terra produzir servirá de alimento.

26.6   — Eu darei paz à terra de vocês. Todos dormirão sossegados, e ninguém os assustará, pois farei desaparecer da terra os animais selvagens e acabarei com as guerras.

26.22   Mandarei para o meio de vocês animais selvagens que matarão os seus filhos, acabarão com o seu gado e matarão tanta gente, que não haverá ninguém para andar pelas estradas.


Deuteronômio

7.22   Pouco a pouco ele irá expulsando os povos que vocês enfrentarem. Mas vocês não irão destruí-los todos de uma vez; se fizessem isso, o número dos animais selvagens aumentaria, e eles seriam um grande perigo.

14.5   veados, gazelas, corços, cabritos selvagens, antílopes, carneiros selvagens e gamos.

14.7   Mas nenhum animal deve ser comido, a não ser que tenha o casco dividido e que rumine. Portanto, não comam camelos, lebres ou coelhos selvagens, pois ruminam, mas não têm o casco dividido. Para vocês esses animais são impuros.

32.24   A fome os matará, febres e doenças sem cura os destruirão. Mandarei animais selvagens para atacá-los e cobras venenosas para picá-los.


1 Samuel

24.2   Então escolheu três mil dos melhores soldados de Israel e foi com eles procurar Davi e os seus homens a leste das Rochas dos Cabritos Selvagens.


2 Samuel

21.10   Então Rispa, concubina de Saul, pegou um pano grosseiro e com ele fez um abrigo sobre uma rocha. E ficou ali desde o começo da colheita até o dia em que as chuvas do outono caíram sobre os sete corpos. E não deixou que as aves se aproximassem deles de dia nem os animais selvagens de noite.




5.22   Você se rirá quando houver violência e faltarem alimentos e não terá medo dos animais selvagens.

;


9.26   A minha vida passa como um barco ligeiro, como uma águia quando se lança sobre um coelho.


5.23   Nos seus campos as pedras não estorvarão o arado, e os animais selvagens não o atacarão.

11.12   No dia em que os jumentos selvagens nascerem mansos, as pessoas sem juízo vão ter sabedoria.

24.5   “Como se fossem jumentos selvagens, os pobres andam pelo deserto procurando alimento para os filhos.

39.1   “Você sabe quando nascem os cabritos selvagens ou já viu nascerem as corças?

39.5   “Quem deu a liberdade aos jumentos selvagens? Quem os deixou andar soltos, à vontade?


Salmos

8.7   as ovelhas e o gado e os animais selvagens também;

22.21   Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens.

63.10   Eles serão mortos na batalha, e os corpos deles serão comidos pelos animais selvagens.

79.2   Largaram os corpos dos teus servos, dos que foram fiéis a ti, para serem comidos pelas aves e pelos animais selvagens.

104.11   Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede.

104.18   Os cabritos selvagens vivem no alto das montanhas, e as lebres se escondem nos rochedos.

104.20   Tu fizeste a noite, e todos os animais selvagens saem quando escurece.

148.10   Louvem o SENHOR, todos os animais, mansos e selvagens! Louvem o SENHOR, passarinhos e animais que se arrastam pelo chão!


Provérbios

30.26   os coelhos selvagens, que também não são fortes, mas fazem as suas casas nas pedras;


Cântico dos Cânticos

2.7   Mulheres de Jerusalém, prometam e jurem, pelas gazelas e pelas corças selvagens, que vocês não vão perturbar o nosso amor.

3.5   Mulheres de Jerusalém, prometam e jurem, pelas gazelas e pelas corças selvagens, que vocês não vão perturbar o nosso amor.


Isaías

13.21   Os animais do deserto viverão na cidade, e as casas ficarão cheias de corujas; avestruzes morarão ali, e cabras selvagens saltarão entre as ruínas.

18.6   Os corpos dos soldados mortos serão abandonados; no verão, serão comidos pelos urubus, e no inverno os animais selvagens os devorarão.

32.14   O palácio será abandonado, a cidade ficará vazia, e as fortalezas virarão montes de ruínas para sempre. Ali os jumentos selvagens andarão à vontade, e os rebanhos pastarão.

34.7   Com eles, também serão mortos os bois selvagens, os bezerros e os touros novos; a terra ficará encharcada de sangue, e o chão ficará coberto de gordura.

34.14   Os gatos do mato e outros animais selvagens morarão ali; demônios chamarão uns aos outros, e ali a bruxa do deserto encontrará um lugar para descansar.

35.9   Nesse caminho, não haverá leões, animais selvagens não passarão por ele; ali andarão somente os salvos.

43.20   Serei louvado pelos animais selvagens, pelos chacais e pelos avestruzes. Pois farei com que jorrem fontes no deserto e com que rios corram pelas terras secas, para dar de beber ao meu povo escolhido.

51.20   Os seus moradores desmaiam de fome e estão caídos nas esquinas das ruas; são como carneiros selvagens presos nas redes dos caçadores. Eles caíram por causa da ira do SENHOR, por causa do castigo do seu Deus.

56.9   O SENHOR Deus diz: “Venham, animais selvagens, venham e devorem o rebanho.

63.13   e o fez passar pelas águas profundas. Eles passaram seguros, como cavalos selvagens que não tropeçam,


Jeremias

7.33   Os mortos servirão de comida para as aves e para os animais selvagens, e não haverá ninguém para os espantar.

9.10   Eu, Jeremias, disse: “Vou chorar por causa das montanhas, vou lamentar porque as pastagens estão secas, e ninguém passa por elas. Não se ouve mais o mugido do gado; as aves e os animais selvagens fugiram e foram embora.”

12.9   O meu povo escolhido é como um pássaro atacado de todos os lados por gaviões. Venham, animais selvagens, venham tomar parte na festa!

14.6   Os jumentos selvagens ficam parados no alto dos morros e, com falta de ar, respiram como os lobos. Eles não enxergam bem por falta de pasto.”


;;;;;;;;;;;

Jeremias

15.3   — Eu, o SENHOR, resolvi que vão acontecer estas quatro coisas horríveis: eles morrerão na guerra, os cães arrastarão os seus corpos, as aves os comerão, e os animais selvagens devorarão as sobras.

16.4   Eles morrerão de doenças horríveis. Ninguém chorará a morte deles, e não serão sepultados. Ficarão espalhados pelo chão como esterco. Serão mortos na guerra ou então morrerão de fome, e os seus corpos serão comidos pelas aves e pelos animais selvagens.

27.6   Fui eu que dei todas estas nações ao meu servo, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, e fiz com que até os animais selvagens trabalhassem para ele.

28.14   O SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, vai pôr uma canga de ferro sobre todas essas nações, e elas serão dominadas pelo rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ele vai fazer com que até os animais selvagens trabalhem para Nabucodonosor.

34.20   Por isso, eu os entregarei aos seus inimigos que os querem matar, e os corpos deles serão comidos pelas aves e pelos animais selvagens.


Ezequiel

29.5   Eu o jogarei no deserto e todos aqueles peixes também. O seu corpo ficará largado no chão e não será sepultado. Eu o darei às aves e aos animais selvagens como alimento.

33.27   — Diga a essa gente que eu, o SENHOR Deus, estou avisando: Juro que os moradores das cidades arrasadas serão mortos. Os que vivem no campo serão comidos por animais selvagens. Os que estão escondidos nas montanhas e cavernas ficarão doentes e morrerão.


Daniel

4.12   As suas folhas eram belas, e ela dava tantas frutas, que o mundo todo podia se alimentar delas. Animais selvagens descansavam na sombra da árvore, as aves faziam ninhos nos seus galhos, e todos os seres vivos se alimentavam das suas frutas.

4.21   As suas folhas eram belas, e ela dava tantas frutas, que o mundo todo podia se alimentar delas. Animais selvagens descansavam na sombra da árvore, e as aves faziam ninhos nos seus galhos.

4.25   O senhor será expulso do meio dos seres humanos e ficará morando com os animais selvagens. O senhor comerá capim como os bois, dormirá ao ar livre e ficará molhado pelo sereno. Isso durará sete anos, até que o senhor reconheça que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo e coloca como rei o homem que ele quer.

4.32   Você será expulso do meio dos seres humanos, ficará morando com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Isso durará sete anos, até que você reconheça que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo e coloca como rei quem ele quer.

5.21   Foi expulso do meio dos seres humanos, perdeu o juízo e agia como um animal. Morava com jumentos selvagens, comia capim como os bois e dormia ao ar livre, ficando molhado pelo sereno. Isso durou até que ele reconheceu que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo e coloca como rei quem ele quer.


Oséias

2.12   Eu destruirei as suas plantações de uvas e as suas figueiras que ela disse que recebeu como pagamento dos seus amantes. Só ficará mato, e os animais selvagens devorarão tudo.

2.18   — Naquele dia, farei um acordo com os animais selvagens, com as aves e com as cobras, para que não ataquem a minha amada. Quebrarei as armas de guerra, os arcos e as espadas; não haverá mais guerra, e o meu povo viverá em paz e segurança.


Joel

1.20   Até os animais selvagens pedem socorro a ti porque os rios secaram, e por toda parte a seca acabou com o capim.

2.22   Animais selvagens, não fiquem com medo, pois o capim vai ficar verde, as árvores darão frutas, e haverá muito figo e muita uva.


Miquéias

5.8   Os israelitas que continuarem vivos serão no meio dos outros povos como um leão entre os animais selvagens, como um leão novo que ataca um rebanho de ovelhas e as agarra e despedaça, sem que ninguém as possa salvar.


Sofonias

2.14   Rebanhos de ovelhas e todo tipo de animais selvagens descansarão na cidade. Corujas pousarão nas ruínas das casas e piarão nas janelas, e corvos soltarão gritos nas soleiras das portas. Toda a madeira das casas será arrancada.


Malaquias

1.3   mas tenho odiado Esaú e os seus descendentes. Eu fiz com que a região montanhosa de Esaú virasse um deserto, e agora as suas terras só prestam para animais selvagens morarem nelas.

..
Mateus

7.15   — Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.


Marcos

1.13   Jesus ficou lá durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ali havia animais selvagens, e os anjos cuidavam de Jesus.


Atos dos Apóstolos

11.6   Eu olhei para dentro daquilo com atenção e vi animais domésticos, animais selvagens, animais que se arrastam pelo chão e aves.


1 Coríntios

15.32   Aqui em Éfeso eu lutei contra inimigos como se lutasse contra animais selvagens. E, se fiz isso somente por interesses humanos, o que foi que eu consegui com isso? Se é verdade que os mortos não são ressuscitados, façamos o que diz o ditado: “Comamos e bebamos porque amanhã morreremos.”


Gálatas

5.15   Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando!


Colossenses

3.11   Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos.


Tito

1.12   Foi justamente um deles, um profeta da ilha de Creta, quem disse: “Os cretenses só dizem mentiras. São como animais selvagens, são uns preguiçosos que só pensam em comida.”


Tiago

3.7   O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.


2 Pedro

2.12   Mas esses homens agem por instinto, como os animais selvagens, que nascem para serem caçados e mortos. Eles xingam aquilo que não entendem. Por tudo isso eles serão destruídos como animais selvagens


Judas

1.10   Mas esses homens xingam aquilo que não entendem. E as coisas que eles conhecem por instinto, como os animais selvagens, são estas que os destroem.


Apocalipse

6.8   Olhei e vi um cavalo amarelo. O seu cavaleiro se chamava Morte, e o mundo dos mortos o seguia. Estes receberam poder sobre a quarta parte da terra, para matar por meio de guerras, fome, doenças e animais selvagens.


porcos selvagens
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;








Linguagem de Hoje

Gênesis

15.11   Então os urubus começaram a descer sobre os animais mortos, mas Abrão os enxotava.


Levítico

11.13   Também são impuras as seguintes aves: águias, urubus, águias-marinhas,


Deuteronômio

14.12   porém não comam as seguintes aves: águias, urubus, águias marinhas,


1 Reis

14.11   As pessoas da sua família que morrerem na cidade serão comidas pelos cachorros e as que morrerem no campo serão comidas pelos urubus. Eu, o SENHOR, falei.”

16.4   As pessoas da sua família que morrerem na cidade serão comidas pelos cachorros, e aquelas que morrerem nos campos serão comidas pelos urubus.”

21.24   Os parentes dela que morrerem na cidade serão comidos pelos cachorros, e os que morrerem no campo serão comidos pelos urubus.




15.23   Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto.


Provérbios

30.17   Quem caçoa do seu pai ou despreza a sua mãe, quando ela fica velha, será comido pelos urubus ou terá os olhos arrancados pelos corvos.

                                          corvos.
Isaías

18.6   Os corpos dos soldados mortos serão abandonados; no verão, serão comidos pelos urubus, e no inverno os animais selvagens os devorarão.

34.15   Ali as corujas farão os seus ninhos, porão ovos, e os chocarão, e abrigarão os filhotes debaixo das suas asas; ali também os urubus se juntarão, cada um com os seus companheiros.


Mateus

24.28   — Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus.


Lucas

17.37   Então os discípulos perguntaram: — Senhor, onde vai ser isso? Ele respondeu: — Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus.


;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Linguagem de Hoje



39.1   “Você sabe quando nascem os cabritos selvagens ou já viu nascerem as corças?
 

39.2   Você sabe quantos meses as suas fêmeas levam para darem cria ou qual é o momento do parto?

39.3   Você sabe quando elas se abaixam para dar cria, trazendo a este mundo os seus filhotes?

39.4   Os filhotes crescem fortes, no campo; depois vão embora e não voltam mais.

39.5   “Quem deu a liberdade aos jumentos selvagens? Quem os deixou andar soltos, à vontade?
 

39.6   Eu lhes dei o deserto para ser a sua casa e os deixei viver nas terras salgadas.

39.7   Eles não querem saber do barulho das cidades; não podem ser domados, nem obrigados a levar cargas.

39.8   Eles pastam nas montanhas, onde procuram qualquer erva verde para comer.

39.9   “Será que um touro selvagem vai querer trabalhar para você? Será que ele vai passar a noite no seu curral?
 

39.10   Será que você consegue prendê-lo com cordas ao arado a fim de arar a terra ou puxar o rastelo?

39.11   Será que você pode confiar na grande força que ele tem, deixando por conta dele o trabalho pesado que há para fazer?

39.12   Você espera que ele traga o trigo que você colher e o amontoe no terreiro?
 

39.13   “Como batem rápidas as asas da avestruz! Mas nenhuma avestruz voa como a cegonha.
 

39.14   A avestruz põe os seus ovos no chão para que a areia quente os faça chocar.
 Blog de rosemeire : rosemeire25256, Avestruz     

39.15   Ela nem pensa que alguém vai pisá-los ou que algum animal selvagem pode esmagá-los.

39.16   Ela age como se os ovos não fossem seus e não se importa que os seus esforços fiquem perdidos.

39.17   Fui eu que a fiz assim, sem juízo, e não lhe dei sabedoria.

39.18   Porém, quando ela corre, corre tão depressa, que zomba de qualquer cavalo e cavaleiro.

39.19   “Jó, por acaso, foi você quem fez os cavalos tão fortes? Foi você quem enfeitou o pescoço deles com a crina?
 

39.20   É você quem os faz pular como gafanhotos e assustar as pessoas com os seus rinchos?


39.21   Impacientes, eles cavoucam o chão com as patas e correm para a batalha com todas as suas forças.

39.22   Eles não têm medo. Nada os assusta, e a espada não os faz recuar.

39.23   Por cima deles, as flechas assobiam, e as lanças e os dardos brilham.

39.24   Tremendo de impaciência, eles saem galopando e, quando a corneta soa, não podem parar quietos.

39.25   Eles respondem com rinchos aos toques das cornetas; de longe sentem o cheiro da batalha e ouvem a gritaria e as ordens de comando.




  39.26   “É você quem ensina o gavião a voar e abrir as asas no seu vôo para o Sul?
 

39.27   Será que a águia espera que você dê ordem a fim de que ela faça o seu ninho lá no alto?


39.28   Ela mora nas pedras mais altas e no alto das rochas constrói o seu ninho seguro.

39.29   Dali enxerga o animal que ela vai atacar, os seus olhos o avistam de longe.

39.30   Onde há um animal morto, aí se ajuntam as águias, e os filhotes chupam o sangue.”



Isaías

63.13   e o fez passar pelas águas profundas. Eles passaram seguros, como cavalos selvagens que não tropeçam,


;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Gênesis

22.17   Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos.


Amós

5.8   O SENHOR Deus criou as estrelas, as Sete-Cabrinhas e as Três-Marias. Ele faz a noite virar dia e o dia virar noite. Ele chama as águas do mar e as derrama sobre a terra. O seu nome é SENHOR.


Lucas

21.25   E Jesus continuou: — Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas.


Hebreus

11.12   Assim, de um só homem, que estava praticamente morto, nasceram tantos descendentes como as estrelas do céu, tão numerosos como os grãos de areia da praia do mar.





cabra montês,
Deuteronômio
  14.5   o veado, a corça, o búfalo, a cabra montês, o texugo, o boi silvestre e o gamo.
 

Salmos



  22.21   Salva-me das fauces do leão e dos chifres dos búfalos; sim, tu me respondes.


Um leão se alimentando de uma girafa na África do Sul.





Cria e leão adulto a comerem um búfalo


Leoa a caçar
Leoa a caçar

Casal de leões criados em zoológicoCasal de leões

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

O chita

A genitora cuida sozinha das suas crias


    Macho e femea só permanecem juntos por um ou dois dias no periodo de acasalamento.Depois disso,será a genitora que se ocupará sozinha das crias.A femea pode ter uma ninhada a cada 17-20 meses, durando a sua gestação pouco mais de 3 meses (90-95 dias),após os quais nascem de 1 a 8 crias (a media é de 3 a 4).
    Além disso,nesta fase do seu desenvolvimento, as crias ja se tornaram suficientemente velozes para poderem escapar a muitos predadores,apesar de leoes,leopardos,hienas e mapaches continuarem a ser uma constante fonte de perigo.

animaisdasavana.blogspot.com
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,




Um, macho, chita, árvore, Kruger, parque, SUL, África





















Seriema






Seriema












Nenhum comentário:

Postar um comentário