sábado, 25 de agosto de 2012

Mateus 23. Sete ais




 

 

 Linguagem de Hoje


Mateus 23:37 Jesus terminou, dizendo: - Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!

Lucas 13:34 - Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!


   Sete ais

Tradução na Linguagem de Hoje

Mateus  23.

1 Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos.
2 Ele disse: - Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés.
3 Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam.
4 Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos.
5 Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas!
6 Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas.
7 Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre".
8 Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre.
9 E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu.
10 Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias.
11 Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros.
12 Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
13 - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
14 [- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior!]
15 - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
16 - Ai de vocês, guias cegos! Pois vocês ensinam assim: "Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou."
17 Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?
18 Vocês também ensinam isto: "Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou."
19 Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta?
20 Por isso, quando alguém jura pelo altar, está jurando pelo altar e por todas as ofertas que estão em cima dele.
21 Quando alguém jura pelo Templo, está jurando pelo Templo e por Deus, que mora ali.
22 E, quando alguém jura pelo céu, está jurando pelo trono de Deus e pelo próprio Deus, que está sentado nele.
23 - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.
24 Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
25 - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância.
26 Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!
27 - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão.
28 Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.
29 - Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto.
30 E dizem: "Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas."
31 Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas.
32 Portanto, vão e terminem o que eles começaram!
33 Cobras venenosas, ninhada de cobras! Como esperam escapar da condenação do inferno?
34 Pois eu lhes mandarei profetas, homens sábios e mestres. Vocês vão matar alguns, crucificar outros, chicotear ainda outros nas sinagogas e persegui-los de cidade em cidade.
35 Por isso Deus castigará vocês pela morte de todas as pessoas inocentes que os antepassados de vocês mataram, desde a morte do inocente Abel até a de Zacarias, filho de Baraquias, que vocês mataram entre o Templo e o altar.
36 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o castigo por tudo isso cairá sobre o povo de hoje.
37 Jesus terminou, dizendo: - Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!
38 Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada.
39 Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: "Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!"

 




Jó  15.

Quem é mau sofre a vida inteira

17 "Escute, Jó, que eu vou explicar; vou contar aquilo que tenho visto.
18 Os sábios ensinam verdades que aprenderam com os seus pais,
19 e estes moravam numa terra que não recebeu a influência de estrangeiros.
20 "Aquele que é mau, que persegue os outros, sofre atormentado a vida inteira.
21 Vozes de terror enchem os seus ouvidos, e, quando pensa que está seguro, os bandidos o atacam.
22 Ele não tem esperança de escapar da escuridão da morte, pois um punhal está pronto para matá-lo.
23 Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto.
24 Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos.
25 Tudo isso acontece porque ele levanta a mão contra Deus e desafia o Todo-Poderoso.
26 Ele é rebelde e, protegido por um pesado escudo, se joga contra Deus.
27 O seu olhar é orgulhoso, e o seu coração é egoísta.
28 "Esse homem mau conquistou cidades e ficou com as casas abandonadas pelos moradores, mas essas cidades e casas virarão um monte de ruínas.
29 Ele não ficará rico por muito tempo e perderá tudo o que tem. Até a sua sombra vai desaparecer da terra.
30 O homem mau não escapará da escuridão. Ele será como uma árvore cujos galhos foram queimados e cujas flores foram levadas pelo vento.
31 Como não tem juízo e confia na mentira, a própria mentira será a sua recompensa.
32 Ele secará antes da hora, como um galho que seca e nunca mais fica verde.
33 Ele será como uma parreira que perde as uvas ainda verdes, como uma oliveira que deixa cair as suas flores.
34 Os maus não terão descendentes, e o fogo destruirá as casas dos desonestos.
35 Eles planejam a maldade, fazem o que é errado e só pensam em enganar os outros."


;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
                                                                            


RAZÕES PARA NÃO ADORAR A MARIA



26 RAZÕES PORQUE NÃO DEVEMOS ADORAR A IRMÃ MARIA ? 

Não são poucos os grupos que param hoje em igrejas, em salões, diante de altares para adorarem a maria, se por ventura Maria hoje estivesse viva aceitaria tal ação de grupos religiosos? Baseado nesta indagação é que vamos estudar vinte e seis razões porque não devemos dá adoração à irmã Maria. 

01. Porque adoração é um culto que se presta a uma Divindade, e não há ninguém nesta terra, Céu ou em qualquer outro lugar que possa provar a divindade de Maria. Porem Facilmente provamos a divindade de nosso Senhor JESUS CRISTO: Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade – (Colossenses 2.9), leia também:(João 10.30), quando ele diz: EU E PAI SOMOS UM. 

02. Porque nenhum outro nome nos é dado pelo qual devamos ser salvos, senão unicamente o nome DE JESUS CRISTO; (Atos 4.12) – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. 

03. Porque Maria, nunca foi e nem nunca será mediadora entre Deus e os homens (1 Timóteo. 2.5,6) – Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

04. Porque para ser Remidor de pecados, necessário é que se derrame sangue, porque sem derramamento de sangue não há remissão de pecados – (Hebreus. 9.22); que saibamos o sangue de Maria nunca foi derramado para purificar quem quer que seja. Dela e de todos os seres humanos está escrito: todos pecaram (Romanos 3.23); pelo que como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram – (Romanos 5.12). 

05. Porque tenho ordem de Deus para adorar somente a Ele – Ao Senhor teu Deus adorará e só a ele servirás.(Mateus. 4.9); Leia ainda: (Dt.10.12,17; Ap.14.7). 

06. Porque nenhum dos apóstolos ou mesmo o Senhor Jesus Cristo, falou sobre pseudo-adoração, reverencia, ou veneração que devêssemos prestar à Maria ou a qualquer uma outra pessoa, senão unicamente ao Senhor Jesus Cristo, a quem Deus constituiu herdeiro de tudo,por quem fez o mundo. (Hebreus 1.2 a 4) – A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Leia ainda: (Romanos 1.1 a 6). 

07. Porque a própria Maria mandou a os serventes por ocasião das bodas em caná da Galiléia: “FAZEI TUDO QUANTO ELE VOS MANDAR” (João 2.5). As ordens que Maria mandou obedecer foram as de Jesus, e não Jesus mandou que obedecêssemos às ordens de Maria, mesmo que assim fosse, qual a outra ordem de Maria segundo a escritura sagrada? Uma vez que, somos Cristãos e cristãos seguem o que diz a Bíblia a palavra de Deus. 

08. Porque no plano da salvação, nenhum ser humano que viveu, que vive e viverá, tem participação ou interferência, se não como pecador arrependido. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. (Efesios. 2.8) – Leia ainda (Romanos 3.23; Atos 3.19; Atos 4.12). 

09. Porque Maria, como toda mulher carnal, foi mãe de família e cumpriu seu dever de esposa, tendo filhos (Mateus. 13.55,56; Marcos 6.3,4; João 7 3-5). Tanto é que Jesus é chamado de PRIMOGÊNITO e não de UNIGÊNITO. E não a conheceu até que deu a luz seu filho PRIMOGÊNITO e pôs o nome de Jesus – (Mateus 1.25). JESUS É UNIGÊNITO DE DEUS (João 3.16), E O PRIMOGÊNITO DE MARIA. Si é o primogênito é porque há outros. 

10. Porque quando ela foi entregue para ser mãe de João (João 19.26,27), foi para ser de João e não mãe da igreja. Tanto é que não lemos em nenhuma das epístolas, nem mesmo nas epistolas de João que Maria é a mãe da igreja. Medite: (Mateus. 5.48) 

11. Porque o próprio Jesus perguntou: MULHER QUE TENHO EU CONTIGO? (João 2.4). 

12. Porque Maria no seu cântico disse necessitar de um salvador. (Lucas 1.46,47). E a Bíblia só reconhece um salvador do mundo: JESUS CRISTO, filho de Deus: Na cidade de Davi nos nasceu hoje o salvador que é Cristo (Gr. Messias; o ungido de Deus) o Senhor; (Lucas 2.11). ...E sabemos que este é VERDADEIRAMENTE O CRISTO, o salvador do mundo. (João 4.42b). 

13. Porque o anjo Gabriel diz: Achaste graça diante de Deus. (Lucas 1.30). graça é favor imerecido (Efesio 2.8); Salvação é graça recebida, e não algo alcançado. 

14. Porque a beatitude de Maria resumia-se no fato de ter sido escolhida para ser mãe do salvador; verbo que se fez carne. (João 1.14). 

15. Porque agraciada significa que foi perdoada ou indultada, que recebeu mercê, graça , favor. (pequena enciclopédia de pesquisas fase. Edição 1981 – volume A) E não faz referencia salvação de nenhum ser humano. 

16. Porque Maria estava no templo por ocasião da apresentação de JESUS, e a profetisa Ana disse que a redenção estava em Cristo e não em Maria . (Lucas 2.36 – 38). 

17. Porque ainda na ocasião da apresentação de JESUS no templo, o profeta Simeão, ao tomar o menino Jesus nos braços disse: Agora Senhor despedes em paz o teu servo, segundo tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos. (Lucas 2.29 – 31). Nenhuma referência foi feita a Maria como sendo co-participante nesta redenção. A Salvação vem de Jesus Cristo. 

18. Porque Maria, assim como Pedro, são seres humanos, indignos portanto de serem adorados; (Atos 10.25, 26). 

19. Porque Pedro disse a Cornélio ser ele testemunha da salvação de Deus, não mencionou Maria como esta salvação. (Atos 10.38 – 40,42). 

20. Porque não existe na Bíblia nenhuma menção da ascensão (assunção) de Maria ; dogma criado pela igreja romana em 803 d.c no concilio de Maguncia. 

21. Porque não há na Bíblia nenhum versículo que prove o dogma de que Maria é Mãe de Deus. Cristo tem principio como homem, mas, como Deus ele não tem principio nem fim de dias, Ele é eterno e também é o pai da eternidade (Isaias 9.6); Leia também (João .1.1 – 3; Salmo 90.2). DEUS NÃO TEM MÃE PORQUE É ETERNO. 

a) A DUPLA NATUREZA DE JESUS 
1. como homem teve mãe e não teve pai 
-como Deus tem pai e nunca teve mãe 
2. como homem sentiu sede e pediu água a mulher samaritana 
-como Deus sacia os sedentos e do deserto faz rios 
3. como homem teve fome e se alimentou 
-como Deus alimenta os famintos 
4. como homem dormiu na poupa de um barco 
-como Deus não dorme pois é o guarda de Israel 
5. como homem foi batizada a margem do rio Jordão por João batista 
-como Deus é quem batiza no espírito santo 
6. como homem chorou em Betânia e em Jerusalém 
como Deus enxuga o prato, e limpa de teus olhos todo a lágrima. Etc. 

22. Porque alguém disse: bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste; Ele respondeu: Antes bem aventurado os que ouvem a palavra de Deus e as guardam. (Lucas 11. 27,28). 

23. Porque quando Maria foi visitar Isabel, esta lhe disse: donde me provém isso que venha visitar-me a mãe de meu Senhor. (Lucas 1.43). CRISTO É SENHOR E SALVADOR e não Maria. 

24. Porque Deus nos proíbe fazer ou possuir imagem de escultura ou qualquer outra imagem para propósito de veneração ou adoração, (Êxodo 20.3,5; Levitíco 19.4; Números 33.52). 


Não quero discriminar as imagens, mas sim a forma como são tratados em relação a Deus. Isto é: Deus é esquecido em cultos denominados aos santos, tais como 12 de outubro, que APARECIDA é venerada, adorada; em 20 de janeiro, que S. Sebastião é adorado ,cultuado, nada de ADORAÇÃO A DEUS e a JESUS o salvador do mundo. Aparecida não salva, não protege; Sebastião não salva não protege, não guia, não guarda e porque é ADORADO em 20 de Janeiro? O que dizer de 24 de Junho dia de são João, 29/06 dia de São Pedro, acredito se Pedro ou João estivessem aqui no dia destes teria uma atitude bem radical com relação a essa veneração aos seus nomes. 

25. Porque as imagens são uma maldição e o livro apócrifo de Sabedoria, no capítulo 14. 27 diz: O culto aos ídolos é o principio e fim de todo mal. Se lermos os capítulos 13 e 14, veremos maiores verdades, leia!. Há não deixe de ler carta de Baruque capítulo 6. 

26. Amo a irmã Maria e sei que ela foi uma serva de Deus, mas não posso adorar-la, pois a minha adoração pertence única e exclusivamente a ao Senhor JESUS CRISTO, o primeiro e o ultimo, o que vive e foi morto, mas eis que está vivo para todo o sempre . Amem. E tem (ELE SÓ) as chaves da morte e do inferno. (Apocalipse 1.17b, 18). 

A todos que de forma clara absorveram  este esclarecimento, o desejo do meu coração não é proclamar uma religião, defender o nome de EVANGÉLICOS OU CATOLICOS, e sim de esclarecer segundo a Bíblia Sagrada as verdades acercar de Irmã Maria mãe de meu salvador Jesus Cristo. Quero que não me interprete mal meu desejo é que tornemos cada vez mas claro a Palavra de Deus. Que você seja salvo pelo poder da Palavra do Senhor Jesus. Amem. 


Pastor Gerisvaldo Santos
Bacharel em Teologia Sistemática 

http://prgerisvaldosantos.blogspot.com.br


























Nenhum comentário:

Postar um comentário